sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Aportar ou especular?

Caros amigos da finansfera, tudo bem? Venho hoje com um questionamento que, sinceramente, vem me tirando o sono: aportar ou especular, o que devo fazer neste momento?

Situação: até novembro de 2018), eu vinha fazendo aportes constantes e, em até certo ponto, bem generosos. A frugalidade é algo normal em minha vida e isto não é um problema pra mim (as únicas coisas em que não economizo são comida e viagens). O que aconteceu foi que comecei a estudar o mercado de derivativos e, some-se a isto, o fato de eu achar que as ações estão muito caras (eu sei, eu sei, alguns estudiosos estão apostando que a bolsa vai subir até 130, 140 mil pontos, mas ainda tenho minhas dúvidas) e, kabum!

Os aportes minguaram nos mercados de renda fixa e variável, mas todos estão sendo usados como garantias no mercado de derivativos e, embora eu o considere extremamente arriscado, venho conseguindo retornos próximos a 2%, 3% ao mês. O montante está aumentando, porém, a cada vez que prendo a grana para mais uma operação, me bate a dúvida se não seria mais proveitoso continuar investindo em ações ou, pelo menos, utilizar o lucro para comprar uns fundos imobiliários.

Gostaria de conselhos da finansfera. O que acham do cenário atual? Acham que a bolsa vai subir até quanto? Não acham que as ações estão caras e que devem cair num futuro bem próximo? Investem em derivativos?

É isso, galera. Comentário serão bem-vindos e irei responder todos.

Sucesso e bons negócios.
Fuleiro

5 comentários:

  1. Gerenciamento de Risco, define uma porcentagem da carteira pro risco por exemplo uns 20%. e resto divide em FIIS ações e TD...
    Minha situação ideal é 70%FII 20%TD 10%AÇÕES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, SM, boa tarde. Gosto muito do seu blog. A história da malandragem no Brasil foi um tapa na cara.

      Eu acho 70% em FII muito. Hoje minha carteira está bastante equilibrada entre FII, ações e RF. Quando está o seu DY nos FII?

      Excluir
    2. É cada um tem que achar seu caminho,gosto da renda que a qualquer momento posso precisar assim não preciso vender ativos pras continhas do dia dia.Quando minha carteira crescer um pouco ai tento entrar mais em ações.
      Meu DY em cima do preço médio é 0,64% no preço de mercado 0,57.

      Excluir
  2. Olá Fuleiro,

    Como dizem, na dúvida é melhor não fazer nada. Já me vi como você está agora e foi melhor deixar as especulações e aportes de lado por um tempo. Se te tira o sono comprar as ações com os preços atuais, que também vejo como esticadas, monte uma reserva para aproveitar futuras promoções.

    E cuidado com os derivativos. Defina um percentual, e não o ultrapasse. Pois uma hora o jogo pode mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Inglês. Acompanho seu blog há muito tempo.

      Pois é, o momento que estamos passando é aquele em que todas as pessoas passam a olhar pra bolsa e investir pesadamente. A história mostra que, cautelosamente, os investidores experientes começam a realizar o lucro e aguardar uma nova queda. Estou longe de ser experiente, mas já não caio em determinadas furadas.

      Quanto aos derivativos, funcionam bem neste período de volatilidade alta, mas são um perigo realmente. A ganância é o maior risco que o especulador corre. Talvez seja hora de ler "Os axiomas de Zurique" novamente.

      Obrigado pelo comentário.
      Sucesso e bons negócios.
      Fuleiro

      Excluir