sábado, 8 de setembro de 2018

Eu, robô

O filme é mais ou menos, mas a história é boa
Boa noite, amigos da finansfera! Algum de vocês utiliza (ou já utilizou) algum robô de investimento? Eu já e, infelizmente, o resultado foi terrível. Então "senta que lá vem a história...".
Alguém lembra disso?
Tenho um grande amigo - vou chamá-lo de "Dom Casmurro" - que foi uma das pessoas que mais me incentivou a investir. Primeiro foram os títulos do TD, depois os FIIs e, finalmente, as ações. Um dia, porém, conversando sobre outros assuntos, eis que ele me surge com o seguinte questionamento: "Fuleiro, estou ganhando uma grana com um robô. Vou te explicar como funciona e você vê se te interessa".
Obviamente eu me interessei, pois quem não gostaria de ganhar dinheiro sem fazer nada? Fiz um contato com os programadores e, dois dias depois, já estava no MT5 apreciando o trabalho do meu "funcionário".
Meu robô trabalhando e me fazendo ganhar dinheiro (só que não)
Os primeiros três dias foram excelentes, com um lucro de R$ 450,00! Lembro até que fiquei triste com a chegada do sábado, pois o meu robô tiraria uma folga. Infelizmente o autômato deve ter ido a um clube de striptease robô e se divertido pra valer, pois na segunda-feira o danado estava de ressaca e perdeu mais de R$300,00. "Acontece, mas amanhã ele volta ao trabalho mais motivado", pensei. Ledo engano... o homem de lata foi desconfigurado.
Acho que era esse cara fantasiado que estava me sacaneando
Eu sei que as perdas começaram a se avolumar de uma tal maneira que, em um dia, cheguei a ter um prejuízo de R$ 1.500,00, cerca de 7% do valor investido. E foram muitas outras, até que mandei uma mensagem para o programador do robô que relatava a minha insatisfação e gostaria de receber o dinheiro de volta. Após muita enrolação, recebi a grana. Imediatamente entrei em contato com o Dom Casmurro, que retrucou: " Aquele robô tá configurado errado, tinha que pegar o algoritmo e multiplicar por -1 pra inverter todas as ordens dele que aí a gente fica rico. Já parei de usar há um tempão".
E vocês, tem alguma experiência com estes robôs de investimento? Recomendam algum?

Fuleiro

8 comentários:

  1. Lembrou que anda uma modinha usando aplicativo "warren", mas é aquele marketing, vai aparecer umas dezenas dizendo ganharem com isso pra atrair a manada pra um buraco mais a frente.

    É de conhecimento popular que quando uma pessoa tem algo bom, ela não irá querer dividir, usar esses robôs, creio que seja contra os princípios do desenvolvimento pessoal, onde você toma as rédias da sua vida, negócio é aprender analisar índices e entender um pouco de gráfico para julgar ações de empresas.

    Se for ajudar, indico o site fundamentus.com.br este site não diz se a empresa é boa ou não, apenas demonstra os índices até a data apresenta e gráficos que demonstram sua evolução.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica do site, LN. Vou dar uma olhada.

      Minha ideia é continuar estudando. Não existe fórmula mágica pra riqueza.

      Abraço,
      Fuleiro

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  3. Oi,

    Eu testei o Monetus, que é parecido com o Warren citado pelo O Lobo Branco. Acredito que o Monetus tem uma taxa menor do que Warren.O Monetus não é um robo, ele tem apenas um fundo próprio de ações e de acordo com sua configuração ele distribui o dinheiro entre esse fundo e titulos de renda fixa.

    Porém, até agora, só tomei prejuízo lá, uma vez que configurei para que ele seja 100% ações. Por enquanto, não vou remover minha posição. Como é um fundo, as minhas cotas ainda são as mesmas, apenas o valor delas que caiu. As empresas do fundo são ok e é de se imaginar que um dia essa situação pode mudar.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha experiência foi ruim, mas sabemos que, em virtude das eleições, o mercado vem apresentando alguma instabilidade e isto acaba atrapalhando.

      De qualquer maneira, acredito que o melhor seja eu continuar gerindo meus ativos.

      Sucesso e bons negócios!
      Fuleiro

      Excluir
  4. Recomendo você tentar a Magnetis, depois de meses pesquisa, verificando taxas de Consultoria, rentabilidade, segurança e tipos de Investimentos que eles fazem, resolvi entrar e após um ano estou muito satisfeito. Ainda fiz questão de ligar para algumas e pior atendimento foi da Monetus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Edur.

      Como respondi ao Messier, pretendo continuar investindo por minha conta, mas é bom saber que alguém está satisfeito. Vou dar uma nova olhada na Magnetis.

      Obrigado pelo comentário!

      Sucesso e bons negócios.
      Fuleiro

      Excluir
  5. Nada melhor que o feeling humano e muito estudo para investir! Como vocês disse não existe fórmula mágica, não me sentiria confortável em deixar outra pessoa (muito menos um algoritmo) tomar conta dos meus investimentos!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir