quinta-feira, 30 de maio de 2019

Atualização Maio/2019: R$1.349.620,10 (+1,14%)

E aí, seres humanos desta querida finansfera, tudo bem? Antes de mais nada, gostaria de deixar relatado o quanto gosto de ler os blogs dos amigos que também estão buscando a tão sonhada independência financeira, tanto que não paro de adicionar todos os que vou encontrando ao meu blogroll. Parabéns, galera! Seguimos juntos!

Bem, maio foi um ótimo mês. Tirei férias do trabalho e, junto da sra. IF e do IF Jr., fizemos uma viagem espetacular para o hemisfério norte. Foi extremamente satisfatório ver a cara do moleque se divertindo à beça e podendo conhecer lugares e pessoas que eu nunca imaginei conhecer na idade dele. Eu, sinceramente, acredito que ter acesso a outras culturas e a outras realidades tem um impacto imensurável na nossa vida. Este investimento valeu cada centavo!



Com relação aos outros investimentos, posso considerar que foi um bom mês. Entrei com cerca de R$ 54.000,00 (dinheiro novo + 1 título TD + 1 CDB) para participar como sócio minoritário em um negócio novo que deverá bombar nos próximos meses (assim espero). Novas informações sobre isto em postagens mais à frente.


Clique na imagem para ampliar
Vamos então às considerações sobre cada um dos investimentos, como já é de praxe:

  • RF (+0,51%): devagar e sempre. Reduzi os meus investimentos em cerca de R$ 10.000,00 para investir no negócio mencionado acima. É o menor valor em muitos anos e pretendo deixá-lo assim. 
  • TD (+2,59%): boa rentabilidade, causada pela queda das taxas oferecidas nas últimas semanas. Em junho terei que retirar uma parte para quitar o novo investimento.
  • Ações (+4,52%): espetacular. O mês de abril foi bem ruim, mas maio chegou e começou a me tirar do prejuízo. Ainda estou perdendo dinheiro em ITUB4, mas em todas as outras estou no azul. Parece que o IBOV irá testar os 100.000 pontos de novo. Um bom momento para vender as calls novamente e um momento ainda melhor para vender as puts! Ah, fora os imóveis, as ações são onde se concentram a maior parte dos meus investimentos.
  • FII (+2,66%): como diria um amigo, bom também. Minha única tristeza segue sendo o RNGO11, que não deslancha por nada e nem parece que vai. Eu tinha que ter estudado mais sobre a região de Barueri, mas estava tão empolgado que nem quis saber. Dei mole nessa, mas nos outros 10 fundos está indo tudo bem.
  • Imóveis (0%): tudo na mesma. Um imóvel ainda não foi alugado, gerando despesa. Vamos ver se aparece algo no segundo semestre.
  • COE (0%): julho está chegando e irei pegar o dinheiro de volta após 2 anos. É tudo o que tenho a dizer sobre este "investimento".

Outros projetos:
  • Livros: no início do mês eu continuei lendo o livro do Buffet (A bola de neve), mas parei devido à viagem. Pretendo terminá-lo este mês. Ah, também já está na cabeceira "Nós vimos a cobra fumar", o diário de um tenente brasileiro na Itália durante a II Guerra Mundial. Deve ser muito interessante. 
  • Trabalho: terei uma entrevista importante na segunda quinzena de junho e espero ser selecionado. Significaria uma grande mudança na minha vida.
É isso, galera. Fiquem com Deus. Desejo a todos muita saúde, sucesso e paz!

17 comentários:

  1. Excelente Aporte, boa sorte no seu novo negócio!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo aporte e boa entrevista para você.

    Abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Fala IF, sou novo aqui. Parabéns pelos rendimentos. Você acha que o ibov marca os 100k novamente? Sua estratégia seria então vender suas ações? Gostei do tema dos Simpsons.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, JP, boa noite. Bem-vindo à finansfera e pode acreditar que tem muita gente boa e disposta a ajudar por aqui.

      Eu acredito nos 100k, mas é somente um palpite, afinal não sou futurólogo e, por lei, nem posso afirmar este tipo coisa. Como você deve saber, há muitas coisas em jogo com este novo governo que podem jogar o ibov bem pra cima ou bem pra baixo.

      Com relação à minha estratégia, sou adepto do "buy and hold" e lançamento de opções, mas também não sou capacitado para recomendá-las a ninguém. O que posso fazer é sugerir que você estude, leia todos os livros que a galera fala sobre aí pelos blogs. Alias, pode ver que em quase todo fechamento de mês há dicas de leitura. Isto é FUNDAMENTAL para o seu sucesso.

      Fique à vontade para perguntar, mas saiba que há pessoas muito mais capacitadas na nossa finansfera. Dá uma olhada nos blogs que eu sigo - são muitos - e adicione aqueles com os quais você mais se identifica.

      Fico feliz por ter gostado do tema. Volta e meia encontro alguma coisa interessante na imagem de fundo.

      Então é isso. Leia, estude, busque conhecimento e não tenha vergonha de perguntar. Todo mundo aqui já foi como você.

      Sucesso e bons negócios.

      Fuleiro

      Excluir
  4. Boa sorte no novo negócio!
    E que ótimo poder proporcionar isso ao IF Jr., concordo com você que conhecer outras culturas é maravilhoso e enriquecedor (em todos os sentidos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, estas experiências são extremamente enriquecedoras pro IF Jr. (e pra mim também). Fico muito feliz por ele ter esta oportunidade.

      Obrigado pelo comentário. Estou acompanhando sua retomada rumo ao topo!

      Sucesso!

      Excluir
  5. Muito bom Fuleiro! Tirar grana da RF para um negócio é uma grande tacada! Se estiver certo que o negócio será lucrativo deve dar uma boa alavancada rumo à I.F!
    Abraço!

    K.T.
    thekronostrader.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fantástico mês... parabéns. Eu quase fechei o mês no negativo, se não fosse os FIIs... Mas muitas das ações seguraram a barra (EGIE e WEGE. Maio é tenso e vc se saiu muito bem. Parabéns.

    Conte mais sobre o novo empreendimento. =D

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, PFI, obrigado por vir aqui comentar.

      Abril foi muito ruim pra mim, até por conta da estratégia com as opções que não deu muito certo, mas não posso negar o alívio que senti ao ver o resultado de maio.

      Espero escrever mais sobre o empreendimento em breve. É só acompanhar as postagens.

      Obrigado novamente.
      Fuleiro

      Excluir
    2. Opa, continuarei acompanhando sim... mal posso esperar.

      Quanto as opções, você ja fez algum curso?

      Abraço

      Excluir
    3. PFI, fiz o curso "Double put double call". Pra mim, que não sabia nada sobre opções, foi muito bom.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fuleiro, parabéns pela marca. O livro da biografia do Warren me fez reduzir minha ambição de patrimônio. O tempo que ele dedica aos investimentos limitou o tempo dedidaco a família, com algumas consequências que eu não quero para a minha vida. Me fez ver que eu não preciso mais do que o necessário. Vamos ver se você vai ter essa mesma sensação. Lógico que tem inúmeras outras lições no livro, que é muito bom por sinal. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Sequoia, obrigado por comentar sobre este assunto. De fato, Buffett teve que abrir mão de muitas coisas para conseguir chegar aonde chegou e é por isso que existem tantos livros sobre ele e suas estratégias. Imagino quantas pessoas, ao atingirem determinado patamar na vida, resolveram que já era suficiente e diminuíram o ritmo. Eu, certamente, seria uma delas, pois priorizo muitas outras coisas além do dinheiro, como a minha família (vide esta mesma postagem). Não se escrevem livros para estas histórias.

      Sucesso e bons negócios.

      Fuleiro

      Excluir