quarta-feira, 10 de abril de 2019

Como perder R$ 2k em um dia

Fala, pessoal da finansfera, tudo bem? Muito de vez em quando eu faço postagens que nao sejam sobre a atualização mensal do patrimônio, e hoje é um dia destes. Sintam-se à vontade para opinar, questionar e criticar.

Quem me acompanha sabe que meu patrimônio é bem dividido. Tenho praticamente as mesmas porcentagem em RF, ações e FII. O valor é menor no TD, mas não é menos do que 60% do valor dos outros investimentos. No entanto, nos últimos tempos, o que mais vem ganhando espaço no meu patrimônio é aquele que é o mais líquido de todos (Diz aí, Rihanna)...




Sim, ele mesmo, o velho tutu (ou caraminguá, pila, arame, capim, prata, cascalho, etc.). E é fácil entender o porquê... Venho concentrando grande parte dos rendimentos na venda de puts e calls OTM. Cheguei a fazer diversas rolagens dentro do mesmo exercício para ganhar mais e mais. Maaaaassssss....



Sim, são estas as duas máximas que utilizo quando alguém me pergunta se deve começar a investir em RV (e você pode utilizar também):

  • Renda variável "vareia" (com licença, Didi Mocó)
  • É muito fácil entrar na bolsa quando ela está subindo e você está ganhando. O que você deve se perguntar é se aguenta perder e, em caso positivo, quanto.
A verdade é que, desde que comecei a fazer trade com opções, a bolsa não parou de subir. Era óbvio que uma hora cairia um pouco (ou muito, dependendo de quem analisa). Eu sei que existem muitos estudos que dizem que a bolsa está barata e eu até acho isso também, e é por isso que, apesar da perda de 3k, acho que vou recuperar tudo no médio prazo.

Bem, se você leu até aqui, está na hora de explicar o ocorrido após o longo intróito.




Vendi 1,4k de puts OTM do banco das bicicletas laranjas apostando na manutenção do seu preço (que eu considerava razoável, aliás). Ora, ora, ora... e não é que as ações, desde então, não pararam de cair? Às vezes sobe uns 0,6%, mas caem 2% no dia seguinte. Consequentemente, as opções explodiram. Recebi R$ 0,80 e, hoje estão mais de R$ 2,50. Agora tenho os seguintes cenários:
  1. Recompro as opções e, literamente, perco aproximadamente R$ 2.000;
  2. Espero ser exercido, embolso as ações e assumo o prejuízo, aguardando uma eventual valorização, sabe-se lá quando;
  3. Rolo as opções, ficando no zero a zero. Esta seria a melhor decisão ao meu ver, mas não há ofertas no book para o mês seguinte. O mercado brasileiro ainda não é muito desenvolvido para as calls, imagine para as puts.
Felizmente, já tomei uma decisão. Serei exercido e vou embolsar as ações. Por sorte, este banco é um bom pagador de dividendos e, fatalmente, as ações chegarão ao valor que adquiri, nem que leve um ano. A lição que recebi e que queria deixar para todos vocês que me leem agora é a seguinte:
"Se quiserdes fazer trade de opções, tenhais lastro!"
É isso, meus amigos, obrigado pela visita.
Fuleiro


3 comentários:

  1. Olá Fuleiro.

    Desde que comecei (agosto de 2018) também foram só lucros, porém já estou me preparando psicologicamente para perdas nos ativos, o que fiz foi alterar de um papel um pouco mais instável (cmig) para um papel "famoso" (itsa) e sigo com a meta de 2% ao mês.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir
  3. Programa de financiamento de projetos. Oferecemos financiamento flexível para vários projetos, seguindo os procedimentos habituais rigorosos. Este programa de financiamento permite que um cliente desfrute de uma amortização de baixa taxa de juros por até 2% ao ano por um período de 2 a 30 anos. Podemos aprovar um financiamento de até € $ 500.000.000,00 ou mais dependendo do tipo de negócio. Responda-nos com o seguinte email: medallionfinance@financier.com

    ResponderExcluir